31.10.04

Satan a Lopes

Quaisquer palavras que se escrevam sobre o que tem sido o nosso país pecam sempre por falta de acção.
Não podemos dizer o que pensamos sobre este assunto e ao mesmo tempo deixar que tudo fique por aí mesmo.
É por isso que não posso concretizar nenhuma das minhas ideias sobre o assunto. Não era coerente escrevê-las sem fazer o que quer que fosse.

O nosso amigo Sampaio não teve culpa ! Quem a teve:

foi o irmão, Daniel, pelos vistos não concorda com a atitude do presidente de indigitar Santana. De que esteve à espera para lho dizer na altura ?

foi F. do Amaral, amigo do presidente, que pelos vistos também não concordou. Porque não lhe mostrou na altura que até a direita mais conservadora (a outra! a que não tem o poder no horizonte) não ia na conversa. Porque não o disse nos media ? Porque não o forçou a tomar uma decisão coerente ?

fui eu, que pensei e penso que não havia à altura da decisão motivos legais para negar o cargo a Santana. Mas eu nunca conheci as fragilidades da democracia, a mim sempre me fizeram acreditar que era sólida e auto-sustentável.
Não quero que me digam quem posso ou não ouvir. Não quero um governo que anda por vias travessas a manipular opiniões. Não quero um governo que sinta que tal é necessário. Os postos que ocupam não foram legitimados para tal.

quem não a tem:

é José Eduardo Moniz que, ao apresentar-se no jornal nacional, a dizer que fez um acordo de não interferência na redacção com Paes do Amaral, está na verdade a dizer que Paes do Amaral mentiu e que de facto essa interferência existiu.

deixemo-nos andar! deixemos! que vamos pelo bom caminho.

Não vejo grande diferença entre esta atitude colectiva e a da América face às eleições.
Podemos optar por: pensar no que é melhor para nós baseados na mesquinhez, acreditando em mentiras (provadas em ambos os casos) ou no que é melhor para nós, sem medo, pensar que o que é melhor para todos é de facto o melhor para nós. Dar um pouco de nós, esforçarmo-nos (até !) para encontrar a solução.

p.s.- Mandar tirar a fotografia do Santana do Cabaret da Coxa ? Haverá sítio mais indicado para ela estar colocada ? Aceitam-se sugestões.

Sem comentários: