7.5.04

Matutando nos matutinos

Hoje, quando acordei, vi uma coisa que me fez reflectir ...

Tenho o hábito matinal de passar a 1ª meia-hora pós acordar num estado de quase hibernação mental vendo o que passa na televisão portuguesa.
É um trabalho extenuante, puramente mecânico, mas nem por isso fácil. Entre Praça da Alegria, Sic 10 Horas e Olá Portugal lá me vou entretendo a pensar no que de útil poderia fazer nessa manha e que sei que inevitavelmente ficará para uma outra ...

Até hoje o grande pensamento que tive durante essas minhas deambulações foi:
Não há pachorra para a Maya.

Eu sei que devo ser a única pessoa com mínimo de inteligência (pelo menos a suficiente para me ligar à net) que vê estes programas matutinos. No entanto urge-me clamar a que todos vós que vejam também e assim possam reflectir um pouco.

Passo a explicar, a Maya (PhD ?) revolucionou completamente o mundo da futurologia. Enquanto que tradicionalmente, penso eu, ia-se à consulta :), e a futuróloga lá dizia o que iria acontecer (nota pessoal: será que o futuro é determinístico, aleatório, ou caótico ? Será que isso interessa ?) Agora existe também uma competição. É que a Maya introduziu um Ranking de signos. Do tipo a Zebra está em 5º lugar à frente do Pão com Chouriço, que desceu desde ontem. (eu sei que isto não são signos, pelo menos ocidentais, mas como não quis mostrar preferências, inventei). Muito semelhante às classificações do futebol. Talvez faltando nessa tabela umas colunas com referência ao número de azares em casa ou um luck average.
Desconfio que se por alguma razão antropológica fosse maior o número de donos-de-casa, as equipas de futebol passavam a jogar diariamente no Sic 10 horas, sendo que as mulheres iam "à sorte" ao Domingo.

Caramba !! Na próxima época eu quero o Mourinho para o meu signo, ou umas jovens promessas patas de coelho !!

Mas o que realmente interessa é a forma como a Maya introduz este espaço no programa, o seu "ora vamos lá ver a tabela para hoje", que me soa quase a um "tussa quando eu disser" de uma consulta médica. Ela consegue adornar a história de tal maneira que aquilo torna-se determinístico ...

p.s.- outra coisa engraçada é que a minha ideia inicial para este post era tratar da Maria José Valério, aquela senhora de madeixa verde que canta "rapaziada lá lá lá viva o sporting", e da forma como ela se apresentou no programa, de madeixa, cachecol, inúmeros adornos felinos e uma t-shirt com uma fotografia do Santana Lopes estampada.
Isso fez-me pensar: "Qualquer dia estou como ela, também estou a ficar doente, mas pelo FCP". Bibó Porto !



Sem comentários: